Home / Política / Sem Castro e vice, desembargador assume cargo de governador...
Política

Sem Castro e vice, desembargador assume cargo de governador do Rio

Publicado em 24/03/2026 | Por Redação - Rádio Cristalina
Fonte: Ric Mais

Crédito da imagem: (Foto: Brunno Dantas/TJRJ)

O desembargador Ricardo Couto, presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, assumiu interinamente o cargo de governador do Rio na noite desta segunda-feira (23). A medida ocorre após a renúncia do então governador, Cláudio Castro (PL), e impedimentos de outros nomes na linha sucessória.

Castro deixou o Palácio Guanabara na véspera da retomada de seu julgamento no Tribunal Superior Eleitoral, onde é réu por abuso de poder político e econômico nas Eleições de 2022, pode ser caçado e se tornar inelegível. O placar está em 2 a 0 pela condenação do político.

Crise na sucessão leva comando do Rio ao Judiciário
Em meio a crise política, o Rio de Janeiro enfrenta um cenário atípico na linha sucessória. O cargo de vice-governador está vago desde maio de 2025, quando Thiago Pampolha deixou a função para assumir uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado.

Pela legislação, na ausência do governador e do vice, o comando do Executivo caberia ao presidente da Assembleia Legislativa. No entanto, o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União Brasil), foi afastado do cargo pelo Supremo Tribunal Federal em dezembro do ano passado, após ser preso por suspeita de ligação com a facção criminosa Comando Vermelho.

Diante dos impedimentos, cabe agora ao desembargador Ricardo Couto convocar uma eleição indireta na Alerj para escolha do novo chefe do Palácio Guanabara até o fim do ano. O governador em exercício tem até 48 horas para a convocação.

Notícias relacionadas

Governo quer flexibilizar descanso de caminhoneiros na volta para casa

Governo quer flexibilizar descanso de caminhoneiros na volta para casa

Ministro Renan Filho diz que medida será anunciada esta semana.

Redução de taxas da CNH no Paraná é aprovada na Alep

Redução de taxas da CNH no Paraná é aprovada na Alep

Em tramitação na Assembleia, a iniciativa reduz em até 55% o custo dos exames obrigatórios para emissão da CNH no...

Sergio e Rosangela Moro se filiam ao PL em Brasília com Flávio Bolsonaro e lideranças

Sergio e Rosangela Moro se filiam ao PL em Brasília com Flávio Bolsonaro e lideranças

O senador Flávio Bolsonaro também discursou e se referiu a Moro como futuro governador do Estado.

Peça sua música