Home / Política / Filipe Barros nega que Moro tenha sido convidado a trocar o...
Política

Filipe Barros nega que Moro tenha sido convidado a trocar o União pelo PL

Publicado em 20/02/2026 | Por Suporte I3

O deputado federal Filipe Barros (PL), um dos nomes mais influentes do Partido Liberal no Paraná, negou que o senador Sergio Moro (União Brasil) vá se filiar ao PL para disputar o governo do Paraná nas eleições de outubro. Ele garantiu que o PL continuará caminhando ao lado de Ratinho Junior (PSD), o que significa apoiar o candidato ao Palácio Iguaçu que for indicado pelo grupo político do atual governador.

Moro lidera as pesquisas de intenção de voto, mas encontra dificuldades para emplacar sua pré-candidatura por causa da federação do União Brasil com o PP. O PP do deputado Ricardo Barros não apoia a pretensão política do ex-juiz da Lava Jato e faz de tudo para barrar a candidatura. A tendência, hoje, é que o senador busque outra legenda para concorrer nas eleições.

A informação sobre um possível convite do PL a Moro, que teria sido feito diretamente pelo senador Flávio Bolsonaro, surgiu na semana pré-carnaval e caiu como uma bomba no diretório estadual do partido. Mas isso é apenas um boato, afirmou Filipe Barros em entrevista a Rádio Alternativa FM, de Guaratuba (Litoral do estado).

“Flávio Bolsonaro, meu amigo, nosso pré-candidato a presidente, não convidou o senador Sérgio Moro a vir para o PL. São boatos. O PL aqui no Paraná está muito bem decidido. Nós continuaremos caminhando ao lado do governador Ratinho Junior por entender que aquilo que o governador construiu ao longo desses últimos anos foi essencial para o Paraná”, disse o deputado federal Filipe Barros (PL-PR).

Por trás do suposto convite a Moro existe um arriscado cálculo político. Flávio estaria insatisfeito com a possibilidade de Ratinho Junior sair candidato a presidente da República e tirar votos dele, afinal os dois disputam o mesmo voto da centro-direita.

Por isso, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro poderia apoiar Moro na corrida estadual, inclusive filiando o senador paranaense, para forçar Ratinho a desistir do Palácio do Planalto, o que até o momento parece improvável. De quebra, Flávio teria um palanque eleitoral forte no Paraná, que é o quinto maior colégio eleitoral do Brasil.

Ratinho tem reunião marcada em Brasília com a cúpula do PL
Segundo o blog Politicamente, o PL do Paraná não quer nem ouvir falar em ruptura com Ratinho Junior. Há receio de que um racha comprometa toda a costura política feita para 2026 com o grupo do governador desde as eleições municipais de 2024. Existe, inclusive, o receio de uma debandada de deputados e candidatos caso haja um rompimento com o PSD no estado.

Nesse arranjo, Filipe Barros é pré-candidato ao Senado na coligação que o PSD vai encabeçar no estado. Ao ser questionado sobre a chance de mudanças no PL com a candidatura presidencial de Flávio Bolsonaro, o governador foi categórico:

“Eles têm um pré-candidato a senador, que é o Filipe Barros, que é um nome que nos agrada, e a gente tem toda a tranquilidade de apoiar numa candidatura ao Senado com o PL estando na nossa coligação. É um combinado que nós temos (…) Acho que a gente vai manter essa boa convivência e a gente espera que isso possa acontecer“, disse o governador Ratinho Junior.

A declaração de Ratinho foi dada à Jovem Pan News durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel, há dez dias.

O fato é que os “boatos” abalaram a confiança entre as legendas. Tanto que uma reunião foi agendada em Brasília, na primeira semana de março, para discutir a aliança PSD-PL no estado. Estarão presentes, segundo o blog Politicamente, o governador Ratinho Junior; o presidente do PL no Paraná, deputado Fernando Giacobo; o próprio Filipe Barros; o senador Rogério Marinho (PL-RN), que deve coordenar a campanha presidencial do PL; o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto; e o presidenciável do PL, Flávio Bolsonaro.

Portal Guaíra com informações da Ric Mais

Notícias relacionadas

Os preocupantes gargalos da infraestrutura e logística do Oeste do Paraná - Dilceu Sperafico

Os preocupantes gargalos da infraestrutura e logística do Oeste do Paraná - Dilceu Sperafico

O autor é deputado federal pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado.

Caminhada 'Acorda Brasil PR' chega ao fim e Graeml dedica a "generais que estão presos"

Caminhada 'Acorda Brasil PR' chega ao fim e Graeml dedica a "generais que estão presos"

Mobilização enfrentou críticas nas redes sociais pelo número de participantes e fez referência a ato liderado por...

Cuba pede ajuda e governo brasileiro discute envio de alimentos

Cuba pede ajuda e governo brasileiro discute envio de alimentos

Produtos e formato do envio ainda não foram definidos; uma reunião debateu caminhos para viabilizar a ajuda.

Peça sua música