Um ano após inauguração do Hospital de Toledo, cirurgias eletivas crescem 168% na região

(Foto: Gilson Abreu/AEN)

Um ano após a inauguração do Hospital Regional de Toledo (HRT), no Oeste do Estado, houve um aumento de 168% no número de cirurgias eletivas realizadas na região. Entre outubro de 2023 e outubro de 2024, foram feitos 2.649 procedimentos, em comparação aos 986 nos 12 meses anteriores. Desse total, 1.001 cirurgias ocorreram no próprio Hospital, representando 38% das intervenções na 20ª Regional de Saúde, que abrange 18 cidades. O levantamento é da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Além do aumento nas cirurgias eletivas, o hospital foi fundamental para a ampliação de 25% dos leitos de UTI adulto, que passaram de 40 para 50 na região. Desde sua inauguração, em outubro de 2023, a unidade ampliou gradativamente seus serviços, fazendo 12.327 consultas em especialidades como anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, ginecológica, ortopedia e urologia. O hospital também realizou 2.142 exames de tomografia e 490 eletrocardiogramas, atendendo tanto os moradores da 20ª Regional de Saúde quanto da 10ª Regional de Cascavel.

“Com esse crescimento substancial, o hospital se consolida como um pilar essencial para fortalecer o sistema de saúde local, garantindo maior acesso e qualidade nos serviços à população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, César Neves. “Nosso objetivo é garantir atendimento especializado em todas as regiões do Estado, e o Hospital Regional de Toledo é hoje uma referência em assistência de média e alta complexidade hospitalar, especialmente na área cirúrgica, no Oeste do Paraná “, acrescentou.

O HOSPITAL – Com atendimento 100% voltado ao Sistema Único de Saúde (SUS), o HRT tem quase 9,2 mil metros quadrados de área construída e oferece uma infraestrutura completa, incluindo pronto atendimento, ambulatório de especialidades, centro diagnóstico por imagem, setor administrativo, farmácia, laboratório de análises clínicas e oito salas cirúrgicas.

A unidade também dispõe de 10 consultórios e 10 leitos de UTI adulto, além de 79 leitos de enfermaria, sendo 59 para internação, nove para recuperação pós-anestésica, seis para pronto-socorro, três para recuperação pós-exame e dois para estabilização.

“Esse conjunto de serviços e infraestrutura faz do hospital uma peça-chave no atendimento de saúde da macrorregião Oeste, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida de toda população”, disse o diretor da 20ª RS de Toledo, Fernando Pedrotti.