Home / Municípios / Terminal de acessibilidade digital é entregue a aluno da...
Municípios

Terminal de acessibilidade digital é entregue a aluno da rede municipal de Nova Santa Rosa e amplia possibilidades de comunicação e inclusão

Publicado em 26/02/2026 | Por Redação - Rádio Cristalina
Fonte: Assessoria

A Prefeitura de Nova Santa Rosa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou na manhã desta quinta-feira (26), a entrega de um Terminal de Acessibilidade Digital — CONVERSIA ao aluno Vinícius Augusto Bar, de 9 anos, em sua residência, localizada no interior do distrito de Planalto do Oeste. O equipamento foi viabilizado por meio da adesão ao programa Por um Futuro Inclusivo, desenvolvido em convênio com a Itaipu Binacional e a Amop – Associação dos Municípios do Oeste do Paraná.

A comitiva foi composta pelo prefeito em exercício Roque Lorenzatto, pela secretária de Educação e Cultura Vera Lúcia Lorenzatto, pela diretora da Escola Municipal Willy Barth, Ágatha Radke, pela psicopedagoga Ana Maria Beraldo e pela assistente psicóloga da Amop, Silvane Lopes. Eles foram recebidos pelo aluno, seus pais, Jonas e Vera Bar, e irmão Rafael.
Vinícius é estudante da Escola Municipal Willy Barth e possui diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (CID F84), associado à Distrofia Muscular de Duchenne (CID G71.0), uma condição progressiva que compromete a musculatura e a comunicação verbal ao longo do tempo.

O terminal de acessibilidade digital é destinado a pessoas não verbais ou com comprometimento severo da fala e limitações motoras. A tecnologia permite que gestos faciais e movimentos da cabeça sejam transformados em voz, promovendo comunicação mais autônoma, dignidade e ampliando as oportunidades de interação social. O equipamento reúne diversas soluções de comunicação alternativa em um único dispositivo, identificando gestos e traduzindo-os em voz própria e acessibilidade digital.

Além do comodato do aparelho, o programa também oferece atendimento individualizado e acompanhamento especializado contínuo, garantindo suporte ao usuário e à família durante todo o processo de adaptação.

Segundo Silvane Lopes, a iniciativa representa um avanço significativo na promoção da qualidade de vida dos pacientes. “Estamos trazendo mais acessibilidade e autonomia para pacientes que não possuem mais a forma verbal de comunicação e também têm a parte motora comprometida. Através desse terminal, esperamos proporcionar muito mais autonomia e qualidade de vida”, destacou.

A secretária de Educação e Cultura, Vera Lúcia Lorenzatto, ressaltou o compromisso do município com a inclusão educacional. “Temos uma preocupação constante em garantir que todas as crianças estejam inseridas no ambiente escolar com dignidade e igualdade de oportunidades. Esse aparelho representa um avanço significativo na vida do Vinícius. Seguimos firmes no compromisso de fortalecer a educação inclusiva em nosso município”, afirmou.

Para a família, o equipamento representa uma nova possibilidade de comunicação e interação. “É uma qualidade de vida melhor para a comunicação conosco. Às vezes ele quer alguma coisa e não consegue se expressar. Conforme a doença evolui, a musculatura da garganta também será afetada, então ele poderá se comunicar por meio dos gestos ou do olhar”, relatou o pai, Jonas Bar.

Notícias relacionadas

Chefe do Executivo acompanha projetos de Toledo junto ao Governo do Paraná

Chefe do Executivo acompanha projetos de Toledo junto ao Governo do Paraná

Costenaro viajou acompanhado dos secretários Neuroci Frizzo (Assessoria de Governo) e Márcio Pimentel (Comunicação).

Maripá lança oficialmente programação do 36º aniversário do município

Maripá lança oficialmente programação do 36º aniversário do município

Parque de lazer e turismo de Porto Mendes está na iminência de receber píer flutuante

Parque de lazer e turismo de Porto Mendes está na iminência de receber píer flutuante

O investimento será de cerca de R$ 700 mil, sendo R$ 612 mil do governo do estado.

Peça sua música