O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) divulgou um balanço parcial das irregularidades registradas até às 14h deste domingo (6), dia das eleições municipais. Até o momento, foram contabilizados 61 casos de boca de urna nas cidades paranaenses, incluindo um caso em Cascavel.
Além de Cascavel, cidades como Foz do Iguaçu (2) e São José dos Pinhais (7) também enfrentaram problemas com a prática ilegal de boca de urna. Outros municípios, como Londrina, Curitiba e Rolândia, somam dois ou mais casos da infração eleitoral.
O TRE-PR também relatou 18 ocorrências de propaganda eleitoral irregular, sendo três delas em Curitiba e uma em Cascavel. As infrações são relacionadas ao descumprimento das regras de propaganda eleitoral, que incluem o uso inadequado de material e distribuição irregular de panfletos.
Três casos de compra de votos foram registrados até o momento nas cidades de Borrazópolis, Bom Sucesso e Ramilândia. As autoridades seguem monitorando as ocorrências ao longo do dia para garantir a lisura do processo eleitoral.
Além das infrações eleitorais, o TRE-PR confirmou a detenção de três candidatos com envolvimento em boca de urnaem Itaúna do Sul, Marumbi e Mandaguari.
Até agora, 31 pessoas foram detidas, sendo a maior parte delas por envolvimento em compra de votos, boca de urna e propaganda irregular. Borrazópolis registrou o maior número de detenções, com oito pessoas presas, seguida por Campina Grande do Sul e Piraquara, com quatro detidos cada.