Procurador do Estado alerta sobre estrangeiros se autodeclarando indígenas e promovendo invasões violentas

(Foto: Divulgação)

Em um ofício ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Ratinho Junior expressou grande preocupação com o aumento da violência nas áreas de conflito agrário no Oeste do Paraná.

Os episódios de violência têm sido recorrentes pela disputa de áreas que os produtores rurais alegam serem os verdadeiros proprietários; mesmo discurso defendido pelos indígenas que requerem a área como parte da demarcação. Os casos têm sido registrados principalmente em Guaíra e Terra Roxa, terminando sempre com alguém ferido.

Em reunião com o ministro Gilmar Mendes esta semana, o deputado Pedro Lupion, o governador Ratinho Junior e o Procurador do Estado, Luciano Borges, alertaram sobre a presença de estrangeiros se autodeclarando indígenas e promovendo invasões violentas nas propriedades rurais.

O pedido por uma resposta imediata foi reforçado pelo governador Ratinho Junior para que as polícias militares possam agir para conter os conflitos.

Na região, entidades que representam os produtores rurais, também pedem providências. A preocupação com o aumento da violência tem tirado o sono dos agricultores.