NOTÍCIAS


Coreia do Norte procura vírus em rios e lagos e limpa esgotos

A Coreia do Norte está rastreando o SARS-CoV-2 em rios e lagos, promovendo a desinfecção de aterros e esgotos e monitorando animais selvagens que podem ser portadores do vírus, informou na sexta-feira (27) hoje a imprensa local.

A agência de notícias estatal KCNA relatou a “escrupulosa operação” que está sendo realizada para atualizar a “política profilática” do Estado após a detecção, em 12 de maio, do SARS-CoV-2 no país, pela primeira vez desde o início da pandemia.

A agência adianta que foram instalados postos anti-epidemia em 1.840 pontos “para intensificar a desinfecção de veículos e que existem mais 1.830 postos para “vigilância apertada” de animais selvagens.

As autoridades norte-coreanas informaram que há cerca de 100.460 novos casos de pessoas com “febre” (termo usado pelo regime para casos suspeitos), devido à falta de capacidade de teste.

Mais de 3,27 milhões já contraíram a “febre” desde o fim de abril, com 3,03 milhões recuperados, cerca de 233,09 mil ainda em tratamento e 69 óbitos, possivelmente ligados à covid-19.

Os números publicados indicam propagação surpreendentemente rápida do novo coronavírus (13,2% da população nacional já teria sido infectada) e uma mortalidade relativamente baixa num país que não tem vacinas.

No entanto, os serviços de inteligência sul-coreanos acreditam que muitas dessas “febres” podem ser outras doenças, como sarampo ou febre tifoide.

Especialistas acreditam que a Coreia do Norte, que não administrou uma única vacina e teve suas fronteiras fechadas desde o início de 2020, não está disposta a aceitar doações de imunizantes contra a covid-19.

Com RTP




27/05/2022 – Rádio Cristalina

SEGUE A @RADIOCRISTALINA

(45) 3253-2559

radiocristalina@live.com
Nova Santa Rosa – PR

NO AR:
SEM PARAR