O Paraná amanheceu com geadas e algumas cidades registraram temperaturas abaixo de 0ºC na madrugada desta quinta-feira (12), segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar). Veja galeria de fotos mais abaixo.
Em General Carneiro, no sul do estado, os termômetros chegaram a -3,4ºC. Segundo o Simepar, este é o recorde de frio do ano do Paraná. Em São Mateus do Sul, na mesma região, o registro foi de -0,8ºC.
Até o momento, a temperatura mais baixa registrada no Brasil em 2025 foi -6,5ºC, nesta quarta-feira (11), em São Joaquim, na Serra de Santa Catarina.
Veja, abaixo, quais foram as outras cidades que têm estações meteorológicas do Simepar, e tiveram registro de temperaturas abaixo de 5ºC nesta quinta (12):
- União da Vitória: 1,0ºC
- Palmas: 1,8ºC
- Francisco Beltrão: 2,7ºC
- Lapa: 2,6ºC
- Pinhão e Telêmaco Borba: 3,6ºC
- Irati: 4,0ºC
- Guarapuava: 4,1ºC
- Ventania: 4,8ºC
- Fazenda Rio Grande: 4,9ºC
Segundo o Simepar, nesta quinta-feira (12), a atuação de uma massa de ar polar mantém o tempo estável em todas as regiões do estado, embora as temperaturas permaneçam baixas. Ao longo do dia, a nebulosidade se torna mais presente no leste, entre a região metropolitana de Curitiba e o litoral, devido aos ventos que transportam umidade do oceano. Por isso, pode garoar em alguns momentos da tarde, diz o Simepar.
Na sexta-feira (13), apesar do frio nas primeiras horas do dia, o sol predomina em todo o Paraná.
“Maior variação de nuvens no leste; na serra algum chuvisco pode ocorrer, enquanto entre porções do sul e Campos Gerais, especialmente, pode formar nevoeiros no amanhecer. […] Embora a probabilidade seja baixa, não se descarta a ocorrência de geada fraca, principalmente em fundos de vales”, explica o órgão.
No sábado (14), com a chegada de uma frente fria, a instabilidade aumenta principalmente no interior do estado, com risco de tempestades. A chuva persiste no domingo (15), avançando em direção às regiões Leste e Norte, ainda de acordo com o Simepar.
Em ambos os dias as condições serão desfavoráveis para a formação de geada, segundo o Simepar.