NOTÍCIAS


Primato realiza AGO e cooperados aprovam planejamento para 2023

Seguindo os preceitos do programa de compliance, implantado na cooperativa em dezembro de 2021, a Primato Cooperativa Agroindustrial realizou sua Assembleia Geral Ordinária com a presença de centenas de cooperados que, além da aprovação das contas referentes ao ano de 2022, aprovaram ainda o planejamento para 2023, eleição do Conselho Fiscal e a capitalização das sobras.

O programa de compliance orienta as ações da cooperativa e garante a integridade, adequando aos processos em conformidade com as leis. Dessa forma, a Primato tem uma relação mais transparente com seus cooperados, colaboradores, fornecedores e a sociedade em, geral.

A área de compliance é responsável por disseminar a cultura da cooperativa, assegurar a conformidade, reportar as oportunidades de melhorias, identificação de inconformidades e riscos e adotar procedimentos de controles preventivos e detentivos.

ANO DESAFIADOR

Na visão do presidente da Primato, Anderson Léo Sabadin, o ano de 2022 foi desafiador, entretanto, mesmo assim a cooperativa teve um crescimento de 18%, com resultado positivo de R$ 20 milhões. Para ele foi um ano de aprendizado por vários fatores, como a estiagem no verão, a guerra na Ucrânia, oscilação do dólar, o efeito político e a crise da suinocultura. “É um aprendizado constante. O nosso país tem algumas oscilações e a gestão Tem que ser equilibrada nessa hora”.

Para Sabadin, sendo a Primato uma cooperativa jovem ainda com 25 anos de existência, ela está fazendo a diferença. Ele citou ainda que “no momento da maior crise da suinocultura, a Primato aumentou o número de integrados, acolhendo produtores que já tinham sido associados, mostrando inclusive o significado do que é cooperar e a missão da Primato”.

Para 2023, a cooperativa projeta crescimento em todas as frentes das cadeias produtivas em que atua – recebimento de grãos, produção de rações e nos segmentos de suínos, aves, peixes e leite. “A Primato dobra o alojamento de frango, aumenta o alojamento de tilápia e agora em março, quando começa o funcionamento do frigorífico da Frimesa em Assis Chateaubriand, vamos dobrar o volume de suínos entregues”.

O presidente da Primato ressaltou que o crescimento previsto no faturamento é de 38% e que a cooperativa segue seu rumo com naturalidade, “crescendo passo a passo” e citou a área de insumo agrícola como um negócio onde a Primato pode crescer muito mais.

Outro ponto destacado por Anderson Sabadin é o maior envolvimento do cooperado. “Quanto mais ele movimenta como sócio, maior será o retorno. A cooperativa é dele, é do cooperado”, disse.

Com Assessoria




14/02/2023 – Rádio Cristalina

SEGUE A @RADIOCRISTALINA

(45) 3253-2559

radiocristalina@live.com
Nova Santa Rosa – PR

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO