Exportação de frango bateu recorde em volume e receita em janeiro

Desempenho positivo em um período de demanda reduzida gera otimismo para 2026, diz ABPA.
Ari Dias/AEN
Ari Dias/AEN
As exportações de carne de frango totalizaram 459 mil toneladas em janeiro, aumento de 3,6% em relação ao mesmo período do ano passado e um novo recorde, informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) nesta sexta-feira (6/2). O levantamento considera todos os produtos, entre in natura e processados.
Em receita, também houve crescimento e registro de recorde para janeiro. O resultado chegou a US$ 874,2 milhões, saldo 5,8% superior ao alcançado no primeiro mês de 2025.
“O desempenho recorde com alta em praticamente todos os principais destinos, em um período de típica demanda reduzida, como é o mês de janeiro, sinaliza perspectivas otimistas para 2026”, disse em nota o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Segundo ele, o resultado indica crescimento sustentado em diversos compradores importadores, especialmente nos Emirados Árabes, na África do Sul, nos países da União Europeia e em determinados mercados da Ásia com expressiva demanda.
Principal destino das exportações de carne de frango do Brasil, os Emirados Árabes Unidos importaram 44,3 mil toneladas no mês, volume 14% superior ao registrado no ano passado.
Em seguida estão África do Sul, com 36,8 mil toneladas (+34%), Arábia Saudita, com 33,5 mil toneladas (+5%), China, com 33,5 mil toneladas (-25%), Japão, com 29,2 mil toneladas (+4%) e União Europeia, com 27,4 mil toneladas (+24%).
Filipinas, que se tornou líder nas compras de carne suína do Brasil, foi destino de 25,1 mil toneladas de frango em janeiro (+23%).
Fonte: Globo Rural