Em meio a enchentes, Sul do país vai enfrentar ciclone com ventos de 70 km/h

Foto: RBS TV

Uma frente fria clássica deve chegar no Sul do país nesta sexta-feira (20), reforçando as chuvas na região. Fortes rajadas de vento também devem atingir quase todo o Rio Grande do Sul e partes de Santa Catarina e do Paraná graças a um ciclone extratropical que se forma na costa sul.

Os ciclones extratropicais, muito comuns no Brasil, são sistemas de baixa pressão atmosférica – regiões causadoras de tempo adverso em grande escala – que surgem normalmente em latitudes médias. Eles são formados pelo contraste de temperaturas de diferentes massas de ar (quente e fria).

O Rio Grande do Sul vem sendo atingido por fortes chuvas ao longo da semana. 98 cidades já registram estragos e mais de 6 mil pessoas estão fora de casa. Alagamentos, deslizamentos, danos em residências, estradas e pontes também foram registrados, e centenas de pessoas estão desalojadas ou desabrigadas, de acordo com a Defesa Civil do estado.

César Soares, meteorologista da Climatempo, explica que esses fenômenos devem acontecer até a manhã de sábado (21).

Além da chuva, que pode chegar a 100 milímetros em alguns pontos do Rio Grande do Sul, como a metade sul do estado, e as áreas de serra em divisa com Santa Catarina — que podem ter volumes até superiores ao 100 mm — também há rajadas de vento em praticamente todo o estado que podem chegar na ordem dos 70 km/h.
— César Soares, meteorologista.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A frente fria deve avançar pelo Sudeste, mas chega com menos força em São Paulo, provocando aumento de nebulosidade e chuvas fracas e pontuais, com pouca queda na temperatura.

Quedas bruscas de temperatura no RS
Outro alerta para as regiões do RS atingidas pelas chuvas recentes é o risco de quedas bruscas de temperatura nos próximos dias.

“Depois da sequência tropical e da frente fria, vem uma massa de ar mais fria para as áreas do Rio Grande do Sul, favorecendo uma queda brusca de temperatura durante o fim de semana”, explica César Soares.

Além disso, as chuvas devem voltar a cair no domingo (22) no RS, principalmente no norte do estado e na região dos vales dos rios Caí e Taquari.