Um casal foi preso durante uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Paraná (FICCO/PR), na sexta-feira (4), após serem encontrados transportando um verdadeiro arsenal na BR-277, em Balsa Nova (Região Metropolitana de Curitiba).
O flagrante ocorreu durante uma fiscalização. O motorista do carro demonstrou nervosismo, os policiais desconfiaram e decidiram fazer uma busca minuciosa no carro, encontrando quase 30 armas de diferentes nacionalidades.
A abordagem ocorreu por volta das 2h da manhã, quando o casal, acompanhado de sua filha de 4 anos, foi parado em um T-Cross alugado.
O condutor demonstrou grande nervosismo, o que levou a PRF a realizar uma vistoria mais aprofundada no veículo. Durante a inspeção, os policiais localizaram, escondidos na lanterna traseira do carro, um arsenal de armas composto por pistolas 9 mm e carregadores.
O que surpreendeu a equipe foi a diversidade das origens das armas apreendidas, totalizando nove nacionalidades diferentes:
- 10 pistolas argentinas;
- 3 brasileiras;
- 2 turcas;
- 2 eslovenas;
- 2 tchecas;
- 2 austríacas;
- 1 croata;
- 1 americana;
- 1 italiana;
- 4 de origem não identificada.
Uma das pistolas argentinas foi identificada como pertencente à Polícia da Província de Buenos Aires.
Dívida com o crime organizado
De acordo com o relato do motorista, ele havia carregado o carro com as armas em Foz do Iguaçu, onde a família reside, e deveria entregar o material em Balneário Camboriú (SC), em um posto de combustível.
O transporte ilegal das armas seria uma forma de pagamento de uma dívida com o crime organizado.
Diante da situação, o casal foi preso e encaminhado, juntamente com as armas, o veículo e a filha, à Polícia Federal em Curitiba.
O casal foi autuado por crimes de porte e posse ilegal de arma de fogo, tráfico de armas e corrupção de menores. A criança foi entregue ao Conselho Tutelar para acompanhamento e acolhimento.