Uma câmera de segurança instalada no local da explosão, na empresa Enaex Brasil, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, flagrou os nove funcionários que morreram instantes antes da tragédia. Conforme a delegada Géssica Andrade, da Polícia Civil do Paraná (PCPR), os trabalhadores se reuniram na manhã desta terça-feira (12) para fazer uma oração antes da jornada de trabalho.
A delegada destacou que dois funcionários que também estavam no edifício e saíram instantes antes da explosão. Estes trabalhadores tiveram lesões leves e serão ouvidos durante o processo de investigação.
“Como os fatos aconteceram na troca de turno, as pessoas que saíram do turno anterior também serão ouvidas para saber se houve alguma intercorrência durante o serviço, para relatar se tinha alguma máquina com mau funcionamento ou alguma coisa desse tipo. Qualquer suposição sobre o porquê dessa explosão é absolutamente leviana, realmente é um trabalho muito grande”, comentou a delegada Géssica Andrade.
A prece que os funcionários faziam no momento da explosão na Enaex fazia parte da rotina dos trabalhadores. Ainda segundo a delegada, a última imagem da câmera mostra as nove vítimas reunidas. O conteúdo da câmera de segurança não foi divulgada pela PCPR.
Os familiares das nove vítimas da explosão na Enaex foram informados sobre as mortes na tarde desta terça-feira (12). Os parentes foram chamados para uma reunião com peritos da Polícia Científica e orientados sobre os próximos procedimentos.
“Foram colhidos materiais genéticos com a família para confrontar com as partículas encontradas no acidente. Pediram para aguardar e que estão à disposição”, comentou uma familiar, na saída da empresa.
O secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, confirmou a morte das nove pessoas que estavam desaparecidas após a explosão na empresa Enaex Brasil. A situação ocorreu na fábrica localizada em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba.
A empresa divulgou os nomes das vítimas e lamentou o ocorrido nesta terça-feira (12); veja quem são:
- Camila de Almeida Pinheiro
- Cleberson Arruda Correa
- Eduardo Silveira de Paula
- Francieli Goncalves de Oliveira
- Jessica Aparecida Alves Pires
- Marcio Nascimento de Andrade
- Pablo Correa dos Santos
- Roberto dos Santos Kuhnen
- Simeão Pires Machado
A Enaex oferece produtos e serviços de explosivos para a indústria brasileira de mineração a céu aberto, subterrânea e construção civil. A unidade já foi alvo de uma outra explosão, com quatro mortos, no ano de 2004.
Veja nota da empresa sobre a explosão:
“É com enorme pesar que a Enaex Brasil comunica a ocorrência de um acidente aproximadamente às 06h00 desta terça-feira, 12 de agosto de 2025, especificamente em uma das plantas de acessórios de iniciação em suas instalações fabris localizadas no município de Quatro Barras, no Estado do Paraná, Brasil.
Como resultado do fato, lamentamos o falecimento de 09 de nossos colaboradores. Eles são: Camila de Almeida Pinheiro, Cleberson Arruda Correa, Eduardo Silveira de Paula, Francieli Goncalves de Oliveira, Jessica Aparecida Alves Pires, Marcio Nascimento de Andrade, Pablo Correa dos Santos, Roberto dos Santos Kuhnen e Simeão Pires Machado. Expressamos nossas mais sinceras condolências às suas famílias, amigos e colegas de trabalho.
Outras 07 pessoas tiveram ferimentos leves, foram atendidas imediatamente e já estão com seus familiares em suas residências.
As investigações das causas do acidente estão em curso. A Enaex Brasil permanece à disposição das autoridades a fim de contribuir para o esclarecimento do ocorrido.
Agradecemos a compreensão de todos e solicitamos respeito à privacidade das famílias neste momento delicado.
Novos comunicados serão publicados de forma ativa e transparente, conforme confirmações oficiais“.