Área de 30 mil m² é devastada por incêndio em Toledo

Foto: Internauta/Catve.com

Incêndios criminosos deixaram os bombeiros de Toledo (PR) em estado de alerta. Sete ocorrências desse gênero foram registradas nas últimas 12 horas, sendo a maioria delas (4) na área urbana do município.

Na tarde de quarta-feira (21), as chamas se alastraram na vegetação e, rapidamente, ganharam grandes proporções por conta do ambiente seco e das rajadas de vento. Os militares utilizaram três caminhões Auto Bomba Tanque e Resgate (ABTR) e conseguiram controlar o fogo somente à 1h da madrugada de hoje (22).

A área danificada de 30 mil m² está localizada às margens da PR-585, que liga a cidade a São Pedro do Iguaçu. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo, o capitão Guilherme Rodrigues de Lima, dois dos quatro incêndios podem ter sido provocados por criminosos. As autoridades investigam a autoria do delito.

“Se você precisar do atendimento do Corpo de Bombeiros, faça a ligação via 190, 192 ou 153. Nós ainda estamos sem receber ligações”, enfatiza o oficial. Desde a última quarta-feira (21), os cidadãos não conseguem entrar em contato com a corporação por meio do número de emergência por causa do furto de cabos da linha telefônica.

Incêndio na Linha Tapuí

Na Linha Tapuí uma área de 2 mil m² foi devastada pelas chamas, sendo que uma casa localizada no terreno foi destruída com a ação do fogo. Segundo o capitão Guilherme Rodrigues de Lima, os moradores locais viram que uma pessoa vestida com roupa preta ateou fogo e saiu correndo.

Depois, durante a madrugada, os militares foram mobilizados para atender outras ocorrências na região de Toledo e Assis Chateaubriand (PR). Esta época do ano, segundo o oficial, é propícia para incêndios com propagações rápidas, mas as ocorrências iniciam, sempre, por conta da atividade humana.