Um homem, de 38 anos, foi preso suspeito de crime de boca de urna em Umuarama, no noroeste do Paraná, na manhã deste domingo (6), durante o primeiro turno das eleições. A Polícia Militar (PM-PR), também apreendeu R$ 750 em espécie dentro do veículo dele.
A ocorrência foi registrada nas proximidades da Escola Municipal Paulo Freire. A ação é proibida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo a polícia, o homem estava abordando alguns eleitores para entregar os santinhos.
Ele foi abordado pela equipe policial que encontrou santinhos e ímãs de geladeiras de candidatos dentro do carro dele. Além disso, a polícia perguntou ao homem se no interior do veículo havia também dinheiro e ele negou.
Contudo, a polícia encontrou R$ 750 em espécie dentro do manual do carro.
A polícia encaminhou o homem para a delegacia. Ele deve assinar um termo circunstanciado feito pela Polícia Civil e depois, caberá a Justiça Eleitoral dar os procedimentos.
Espalhar santinhos e materiais de propaganda eleitoral é irregular neste domingo; veja o que mais não pode
A lei eleitoral impede a propaganda eleitoral no dia da votação, pois é considerada um meio de beneficiar candidatos e partidos, já que a intenção é tentar persuadir os indecisos.
A prática de espalhar santinhos e outros materiais impressos pelas ruas na véspera e no dia da votação também é um crime eleitoral, que pode inclusive trazer punições para os próprios candidatos.
As eleições tiveram início às 8h em todo o Brasil. No Paraná, 8,5 milhões de eleitores estão aptos a votar para candidatos a prefeito e vereador em 399 municípios.