O Rio Toledo, na cidade de Toledo, no oeste do Paraná, ficou vermelho na quinta-feira (3) após um produto ser despejado na tubulação de água da cidade, de acordo com o Instituto Água e Terra (IAT).
Imagens feitas por moradores, mostram o rio, que passa por pontos da cidade como praças e parques, com a cor que chamou a atenção de quem passava pelos locais.
Segundo o chefe da regional do Instituto Água e Terra de Toledo, Luiz Hentique Fiourucci, o produto foi identificado como fumaça líquida, usada na indústria de alimentos.
“Foi localizado o escorrimento que atingiu a galeria. Ainda não foi possível identificar se foi intencional ou não. O produto no momento foi identificado como fumaça líquida, produto usado na indústria alimentícia para dar coloração avermelhada, um gosto de defumado na carne. Nossa equipe está avaliando a extensão do dano” , explicou o representante do IAT.
O ponto de origem do vazamento foi identificado e amostras foram coletadas para analisar exatamente de qual produto se trata e quais danos podem ter sido causados à biodiversidade local. O resultado deve sair em até três dias.
Nesta sexta-feira (4), equipes seguem no monitorando da situação e novas coletas de amostras estão sendo feitas. Até o momento não foi identificada a morte de peixes ou outros animais. Com apoio da prefeitura, foi feita uma limpeza no local para evitar que mais produto fosse parar no rio.
O responsável pela empresa foi identificado e intimado para ser ouvido na próxima semana.
O lançamento irregular em galeria é considerado uma infração ambiental, segundo o IAT. Neste caso, a instituição afirma que deve ocorrer um processo para avaliar como ocorreu o vazamento, a responsabilidade e a extensão dos danos, que pode culminar em multa.