“Clássico do Agro” marca estreia do Oeste Brasil na Terceirona Paranaense, neste sábado

A contagem regressiva está contando para um marco histórico. O trilar do apito às 15h30 de sábado (24), no Estádio 14 de Dezembro, em Toledo, marcará não somente um simples pontapé inicial, mas o início de uma história que se projeta grande, de acordo com os ideais preconizados pelos fundadores do Oeste Brasil FC.

O caçula do futebol mais vezes campeão do mundo entrará em campo oficialmente pela primeira vez diante do Toledo E.C., na estreia do novo clássico do futebol paranaense, pela rodada inaugural do Campeonato Paranaense – Terceira Divisão. Reconhecido oficialmente pela Assembleia Legislativa e Governo do Estado como a Capital do Agronegócio do Paraná, o primeiro confronto entre as duas equipes profissionais de Toledo tem o sugestivo nome de “Clássico do Agro”.

O projeto do Oeste Brasil nasceu originalmente com o nome de Esporte Clube Toledo. No entanto, uma oportunidade surgiu e os dirigentes optaram por um caminho mais viável economicamente para o registro da nova agremiação. Para tanto, era necessário que alguém de credibilidade irretocável no cenário do futebol estivesse à frente. E foi assim que o técnico Agenor Piccinin passou a assumir uma responsabilidade ainda maior, emprestando seu nome e conceito para a consolidação de mais uma etapa. E assim, Agenor se tornou uma figura única no cenário do futebol paranaense: presidente e técnico, quando os gestores do EC Toledo assumiram o CNPJ do Cascavel CR, agora extinto.

A transferência de nome e de cidade foi consolidada terça-feira (20), quando o Oeste Brasil apareceu pela primeira vez no sistema da CBF. “São passos da construção de um clube que se pretende seja centenário, para orgulhar muitas gerações e projetar a cidade de Toledo e a região Oeste do Paraná como só o futebol bem feito é capaz”, diz o presidente e técnico, que há cerca de um mês vem trabalhando na preparação do elenco.

Elenco
O elenco do Oeste Brasil FC foi apresentado quinta-feira, em jantar prestigiado por dirigentes, conselheiros, comissão técnica e convidados na GM Pizzaria. Mesclando experiência e juventude, o elenco conta com atletas que atuaram em vários estados e também com jovens promissores de Toledo e cidades da região, como Maripá e Marechal Cândido Rondon.

Com 36 anos, o zagueiro Rodrigo Paganelli é o atleta mais experiente do elenco, somando onze acessos em sua carreira no futebol. Em seu depoimento, ele disse que o futebol tem o poder de mexer positivamente com as pessoas, de alegrá-las nas conquistas e de promover a emoção “e é por isso que acordo todo dia e sinto muito prazer em treinar e viver neste ambiente. Enquanto eu tiver pernas para correr, quero estar em campo. Agradeço a oportunidade que o professor Agenor está me dando de defender a camisa do Oeste Brasil”, afirmou o xerife da zaga, já anunciado como capitão da equipe.

O município de Toledo
A casa do Oeste Brasil FC é o Estádio 14 de Dezembro, inaugurado em 1982, quando o Toledo Futebol Clube, que então representava a cidade, enfrentou o Grêmio em jogo amistoso vencido pelo time gaúcho por 2 a 0.

O município de Toledo possui população estimada em 2024 de mais de 156 mil habitantes e está entre os mais povoados do Estado. No cenário nacional, ocupa a posição 200. Na microrregião do Extremo-Oeste são 18 municípios e uma população de 400 mil habitantes, apaixonada pelo futebol.

Toledo tem o título oficial de Capital do Agronegócio do Paraná, por lei aprovada pela Assembleia Legislativa. Polo do ensino superior com mais de 100 cursos, a cidade receberá em breve o campus do Instituto Federal do Paraná, que se tornará a oitava instituição instalada, das quais quatro são públicas.

Sendo o Oeste do Paraná um dos grandes produtores do agro nacional, a região é historicamente também um celeiro inesgotável de talentos no futebol. Talentos que o Oeste Brasil e seu clube irmão Esporte Clube Toledo pretendem lapidar, como já aconteceu no histórico do futebol local em anos passados com o maior expoente dentre todas as revelações, Ademir Kaefer, ex-Internacional, Cruzeiro e Racing da Argentina, duas vezes medalhista olímpico e campeão panamericano com a Seleção Brasileira.

Primeira rodada
Além de Toledo EC x Oeste Brasil, o Grupo C da Terceirona terá em sua rodada inaugural o confronto entre União x Verão, domingo, às 15h30, em Francisco Beltrão.

Grupo A – sábado, às 11h: Iraty x Prudentópolis; domingo, às 15h30: Batel x Araucária.

Grupo C – domingo, às 15h30: Cambé x Portuguesa; 17h30: Arapongas x Sport Campo Mourão.