Notícias » Tecnologia

 

Últimas notícias

  • Candidato a deputado de Toledo sofre acidente com a família em São Paulo

    Continuar lendo
  • Mulher é esfaqueada dentro de paróquia no Paraná

    Continuar lendo
  • Mulher é encontrada amarrada e morta

    Continuar lendo
  • Rondonense volta de viagem e encontra casa arrombada, até carne do congelador foi furtada

    Continuar lendo
  • Stéfani Francener Lippert é eleita Miss Quatro Pontes

    Continuar lendo
  • Jovem é vítima de disparos de arma de fogo em Toledo

    Continuar lendo
  • Elementos armados roubam S10 em Guaíra

    Continuar lendo
  • Acidente entre três veículos deixa quatro feridos em Toledo

    Continuar lendo
  • Condutor perde o controle e capota Fiat Toro em Toledo

    Continuar lendo
  • Bombeiros e Polícia Militar são acionados após briga de casal em Marechal Rondon

    Continuar lendo

Copagril lança projeto-piloto de produção de energia solar

Terça-feira, 13 de Março de 2018 às 8:58

Entrou em operação há poucos dias o Projeto-piloto de Produção de Energia Fotovoltaica da Copagril, o qual atende a Loja Agropecuária instalada no município de Quatro Pontes.

De acordo com o engenheiro ambiental da Copagril, Dimas José Detoni, o sistema instalado tem o propósito de alcançar autossuficiência na geração de energia limpa e renovável na referida unidade da cooperativa, em função do alto custo que esse insumo representa. “Nosso objetivo é gerar 100% da energia elétrica consumida naquela unidade”, assegura.

A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade, considerada limpa em razão de não ser derivada de combustíveis fósseis. “Do ponto de vista do usuário é considerada uma energia firme, com o benefício da disponibilidade linear, o que garante maior confiabilidade”, acrescenta Detoni.

Potência

O projeto da Copagril foi homologado e aprovado pela Copel, consistindo-se em um sistema de geração de energia solar fotovoltaica conectada à rede elétrica (on-grid-tie).

Na cobertura do prédio da Loja Agropecuária Copagril de Quatro Pontes foram instaladas 60 placas de 325 Wp. Esse conjunto de módulos tem 19,5 kWp de potência, com capacidade de gerar até 2.340 kWh por mês, sendo a estimativa de performance 80% de eficiência. “O sistema entrou em operação no dia 06 de março e nosso plano é acompanhar o seu desempenho mensalmente para poder realizar comparativos com períodos equivalentes e fazer uma avaliação após 12 meses”, explana o engenheiro.

Expansão do projeto

Em caso de produção de energia excedente ela irá para a rede da Copel, gerando créditos que podem ser compensados em outras unidades consumidoras da cooperativa.

Conforme o Dimas Detoni, em uma visão macro, o projeto-piloto permitirá estudar a possibilidade de novos investimentos nesse modal de geração de energia. “Vamos avaliar a viabilidade de expandir o projeto para outras unidades da Copagril”, conclui o engenheiro.

Carla Doldan c/ Assessoria 

© RADIO CRISTALINA FM 103,7
BRLOGIC